Equilíbrio é um substantivo masculino que significa harmonia, estabilidade, solidez. É o estado daquilo que se distribui de maneira proporcional.

A expressão “por em equilíbrio” significa igualar, contrabalançar. “Manter-se em equilíbrio” significa sustentar-se, aguentar-se.

A falta de equilíbrio interfere significativamente na qualidade de vida do indivíduo e vários fatores podem influenciar nessa debilidade, tanto fatores intrínsecos quanto extrínsecos.

  • Intrínsecos: o sistema motor, sensorial e cognitivo, estão diretamente relacionados com o desenvolvimento, melhora e/ou piora do equilíbrio.
  • Extrínsecos: a força gravitacional e as mudanças na base de suporte (acessórios), agem diretamente na resposta que um indivíduo gera frente à uma instabilidade.

Outro fator importante relacionado a manutenção do equilíbrio e que podemos citar aqui é o controle postural: a capacidade que o corpo tem de poder reagir frente à um desequilíbrio.

Esse controle se deve, além de nossas vivencias, a como nosso sistema motor irá responder à questão imposta. E não só isso, para que as respostas motoras aconteçam, o sistema motor depende dos estímulos sensoriais disponíveis. Esses estímulos podem ser provenientes dos sistemas somatossensorial, vestibular e/ou visual.

Muitas pessoas correlacionam a questão “equilíbrio” somente com o cerebelo e gânglios basais. Ele é sim extremamente importante, entre outras funções, ele sequencia as atividades motoras e faz, rapidamente, os ajustes necessários, entre um movimento e outro; além de auxiliar no controle de grupos musculares agonistas e antagonistas.

Mas devemos lembrar que quem controla todos esses acontecimentos é o córtex motor. O cerebelo, por exemplo, não é capaz de iniciar sozinho uma resposta motora ou de ajuste motor, para isso precisa agir em junção com outros sistemas que controlam a função motora para que consigamos, quando recebermos um estímulo, fornecer alguma resposta precisamos prestar atenção.

vera

Sem Comentários

Você pode deixar o primeiro comentário.

Comentar

Digite seu nome. Digite um e-mail válido. Digite uma mensagem.