Introdução

A articulação do ombro é uma das mais complexas do corpo humano por ter grande variedade de movimento articular mas pouca estabilidade. Sua mobilidade nos permite alcançar e utilizar as nossas mãos em muitas posições diferentes.

O manguito rotador é um conjunto de 4 tendões (supraespinhal, infraespinhal, subescapular e redondo menor) tem como função anexar os músculos aos ossos para que os músculos movimente as articulações e ossos.

Os tendões do manguito rotador são estruturas que apresentam normalmente pouco fornecimento de sangue tornando estes tendões especialmente vulneráveis à degeneração e ao envelhecimento. A ruptura do manguito rotador é uma lesão comum, quanto mais idoso é o paciente.

As lesões podem variar de um processo inflamatório até rupturas parciais ou completas de um ou mais músculos e tendões da região. Em lesões menos graves, muitas pessoas se recuperam da lesão do manguito rotador com exercícios de fisioterapia. Eles melhoram a flexibilidade e a força dos músculos que rodeiam a articulação do ombro.

Principais causas das lesões do Manguito Rotador

A lesão do manguito rotador pode ser o resultado de uma lesão substancial no ombro, da degeneração progressiva ou de um desgaste do tecido do tendão. A atividade repetitiva de sobrecarga e o levantamento de peso (COMO BOLSAS PESADAS DE COMPRA) durante um período de tempo prolongado. Bem como o desenvolvimento de esporões ósseos, ao redor do ombro, podem irritar ou danificar o tendão.

Pesquisadores estimam que cerca de 40% das pessoas acima dos 50 anos apresentam rupturas do manguito rotador dolorosa, mas a grande maioria é assintomática.

Principais sintomas das lesões do Manguito Rotador

 A dor associada a uma lesão do manguito rotador pode:

  • Ser descrita como uma dor maçante e profunda no ombro
  • Perturbar o sono, especialmente se a pessoa estiver deitada sobre o ombro afetado
  • Tornar difícil pentear o cabelo ou por as mãos nas costas
  • Ser acompanhada por fraqueza do braço
Ebola Elite Medical

Ebola Elite Medical

A maioria das lesões do manguito rotator causam uma dor vaga na zona do ombro, geralmente tipo queimação com irradiação para região lateral do braço. Algumas pessoas não apresentam sequer dor no ombro, e sim uma dor na região lateral do braço. Eles também podem causar uma sensação de travar quando você mover seu braço. Muitas vezes a dor piora a noite.

Complicações

Sem tratamento, a lesão do manguito rotador pode levar a rigidez ou fraqueza permanente e pode resultar em degeneração progressiva da articulação do ombro.

Embora descansar seu ombro seja necessário para sua recuperação, manter o ombro imobilizado por um tempo prolongado pode causar o espessamento do tecido conjuntivo da articulação. Isso torna-a espessa e rígida, limitando em definitivo os movimentos do ombro (ombro congelado).

Sem Comentários

Você pode deixar o primeiro comentário.

Comentar

Digite seu nome. Digite um e-mail válido. Digite uma mensagem.