Pilates para Dores Cervicais

Basta olhar em volta que uma cena irá provavelmente se repetir, independentemente de onde você esteja: as pessoas estão conectadas praticamente o tempo todo em seus aparelhos celulares, ou smartphones.

Não importa a idade, dos idosos aos jovens e adultos, até mesmo crianças, a grande maioria das pessoas possui ao menos um aparelho. Até aí, nenhum problema, afinal, a tecnologia avança no sentido de trazer maior conforto, lazer e praticidade para nossas vidas.

O grande problema é quando ela começa a atrapalhar quando usada de forma irrestrita, trazendo diversos males, inclusive de saúde, como no caso das CERVICALGIAS, decorrentes exatamente pelo excesso do uso de smartphones.

Aí então vem a pergunta… O que é cervicalgia? Como o celular pode levar a esse problema? Qual o tratamento adequado?

É sobre isso que falaremos a seguir.

Cervicalgia: definição

Uma dor que se situa na parte posterior da nuca ou do pescoço. Assim se identifica a chamada cervicalgia, muitas vezes confundida com o popular torcicolo. A diferença reside exatamente no tempo de duração. Quando a dor é passageira, oriunda de uma noite mal dormida (o famoso “mal jeito”), temos o torcicolo. Quando este quadro se torna crônico, provavelmente temos a cervicalgia.

Este quadro de dor é tão comum nos dias de hoje, que segundo pesquisas recentes, perde apenas para a dor nas costas, tamanha sua incidência.

Culpa do celular

As dores de cabeça relacionadas com tensões nas regiões da nuca e no pescoço, por sua vez em consequência do tempo inclinado em posição irregular para ver e interagir com a tela do smartphone já são chamadas de “text neck”, algo como “pescoço de texto”, uma síndrome decorrente do uso excessivo do celular.

Postura-errada-no-uso-do-smartphone

Tratamento Cervicalgia

Caso seja diagnosticado o caso do paciente como cervicalgia pelo profissional competente, o tratamento pode ter ótimos efeitos ao optar-se pelo PILATES, haja vista que este procedimento melhora a função vascular e nervosa do pescoço.

A melhora postural obtida pelo PILATES é essencial no tratamento de cervicalgia.

Sem Comentários

Você pode deixar o primeiro comentário.

Comentar

Digite seu nome. Digite um e-mail válido. Digite uma mensagem.