Pilates para Gestante: Como trabalhar as Três Fases da Gestação

Desde as alterações fisiológicas, passando pelas alterações psicológicas e principalmente as alterações biomecânicas, que vão impactar diretamente na escolha do nosso repertório de exercícios.

Os exercícios de Pilates para gestante são adaptados para cada trimestre e para a condição física de cada mulher, além de serem executados de forma lenta e controlados.

Ou seja, respeita a individualidade de cada uma, o que faz com que o método se torne ainda mais seguro.

Apesar de todas essas vantagens na escolha desta modalidade, o profissional deve estar capacitado para lidar com esse público, para aproveitar os benefícios do método sem expor a gestante ao risco.

Em muitos estudos já foram comprovados os benefícios da atividade física durante essa fase da vida da mulher, e também a relação com um parto saudável.

Não se pode afirmar que uma mulher ativa terá com certeza um parto normal, mas há uma grande chance de isso acontecer, em comparação com uma gestante sedentária.

Existem muitas atividades indicadas durante esse período, cada uma com a sua restrição. O Pilates para gestante é uma excelente escolha já que trabalha de uma maneira global tanto o fortalecimento, como o alongamento.

Além de utilizar a respiração durante todos os exercícios, o que facilita a oxigenação do bebê e a conexão da mulher com as transformações do seu corpo.

Os exercícios são adaptados para cada trimestre e para a condição física de cada mulher, e executados de forma lenta e controlados. Ou seja, como já dito ele respeita a individualidade de cada uma.

Os principais benefícios da prática de Pilates para gestante são:

  • Estabilização da coluna lombar, diminuindo as dores;
  • Fortalecimento de assoalho pélvico;
  • Não sobrecarrega as articulações; é de baixo impacto.

É por esses e outros tantos benefícios, que o Pilates tem se tornado uma das modalidades preferidas das gravidinhas.

Sem Comentários

Você pode deixar o primeiro comentário.

Comentar

Digite seu nome. Digite um e-mail válido. Digite uma mensagem.